Bilinguismo em crianças imigrantes

Bilinguismo/multilinguismo: é possível, sim!

Postagem muito interessante do blog Última Flor do Lácio — com destaque para o trecho abaixo:

“Uma opinião unânime e incontestável é essa sobre a facilidade de aquisição de um segundo idioma nas crianças, como afirma esse artigo que cita um estudo do departamento de neurologia do Memorial Sloan de Nova York, onde afirma que as crianças possuem um “circuito virgem, com potencial infinito, capaz de memorizar dois idiomas de forma simultânea na mesma região cerebral num único circuito”, ao contrário dos adultos que precisamos acionar áreas diferentes do cérebro, guardar as informações para depois traduzi- las.

Portanto, as crianças imigrantes com pais imigrantes não só aprendem, como têm facilidade para aprender , sem nenhum prejuízo. E com o idioma aprendido (em torno de seis meses pela experiência citada com a minha filha) não há justificativa para ter um pior desempenho escolar. Os pais imigrantes podem ficar tranquilos que seus filhos irão aprender tranquilamente o idioma do país de acolhida”.

Pois é… com uma tremenda capacidade de adaptação, é sabido através de inúmeros estudos reconhecidos no mundo inteiro que as crianças conseguem sim “sobreviver” a duas, tres ou até mais línguas, ao contrário do que se pensava no passado (e há quem pense assim até hoje, que pena). Basta acreditar nos pequenos e, com um pouquinho de paciência, não deixar a língua materna cair em desuso dentro de casa (ou na loja, nas conversas, nas viagens etc).

Leia mais sobre a postagem citada acima aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Bilinguismo em crianças imigrantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s